Técnicas de Caminhada

Trekking

Trekking

Caminhar é uma das maneiras mais saudáveis para manter seu organismo e saúde em dia, caminhando poucas horas por dia é o suficiente para manter a pressão arterial, musculatura, controle do colesterol entre outros benefícios.

Existe vários tipos de caminhada e terrenos , e você pode pesquisar as de seu interesse em livros, revistas especializada e internet, porem aqui vamos falar da caminhada de montanha.

A primeira grande dica para a caminhada de montanha é você ter sempre um apoio ( Um cajado, uma bengala, ou bastões de caminhada), os bastões de caminhada ti auxilia em varias situações durante a caminhada, entre elas:

  • Ajuda a manter a postura correta.
  • Apoios tanto para descer quanto para subir.
  • Distribui o esforço entre pernas e braços (é quase como se você tivesse quatro pernas).
  • Ajuda a afastar algum animal indesejado.

Nas Ladeiras Subindo

Dar passos curtos e levemente inclinado para frente, apoiando bem um dos pés antes de se impulsionar, e não subir nas pontas dos pés isso pode fadigar as panturrilhas.Usar os bastões para ajudar no impulso.

Nas Ladeiras Descendo

Dar passos curtos e em ritmo constante,inclinando-se levemente para trás para evitar os esforços nos joelhos, usar os bastões apoiando na frente e antes de mover os pés.

Paradas de Descanso

Faça uma parada logo nos primeiros dez minutos para ajustar a mochila, independente se for cargueira ou de ataque, nesse período sua bagagem (Água, lanche etc.) já se assentou. Após esta primeira parada você deve fazer uma leve pausa a cada 1 hora de caminhada ou sempre que se sentir cansado, aproveite a parada para se descasar, tirar fotos e apreciar a natureza.

Dicas fundamentais

  • Conhecer bem a região que vai caminhar.
  • SemprequepossívelestarcomMapaeBússolaouGPS.
  • Ter sempre água e comida (de preferência a mais do que o necessário).
  • Beber antes de sentir sede.
  • Comer antes de sentir fome.
  • Descansar antes de sentir cansaço.
  • Usar protetor solar.
  • Usar repelente.
  • Não correr na trilha.
  • Olhar onde pisa.
  • Olhar onde se apoia (para evitar colocar a mão em taturanas, espinhos e outros) Outra utilidade do bastão.
  • Estar com algum tipo de comunicação (Celular, radio, Spot (http://findmespot.com/en/index.php) entre outros,
  • Avisar alguém sobre seu roteiro.
  • Se não conhecer a região contratar um guia.
  • Faça um bom alongamento antes e depois de caminhar.
  • Recolher o seu lixo e o que encontrar (mesmo não sendo seu, preservar o meio ambiente é dever de todos).
  • Caso precise fazer alguma necessidade (banheiro) afastar o maximo possível de linhas d’agua (córregos, riachos e rios) e enterrar os dejetos.
  • Monitorar o tempo todo o caminho e o tempo.
  • Observarascondiçõesclimáticas.Colaboração: Marcos (berdegué)

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